Sejam Bem Vindos

Dinâmicas

01 – MANIPULAÇÃO


MATERIAL: um pedaço de corda ou barbante e 1 venda.
DESEVOLVIMENTO: Separa-se três ou quatro pessoas as sala, entrando um de cada vez, mostra – se para ele uma corda que deverá estar esticada a uns 70 cm do chão, segurada por duas pessoas, então venda-se os olhos e diz para ela passar pela corda sem tocá-la, só que neste momento retira-se a corda e todos vão orientando a pessoa como se a corda estivesse no local (exemplo: abaixe agora, abaixe mais, agora volte, pule agora, levante a perna, levante mais). Depois de feito com todos que estavam fora da sala, o grupo se reúne para a discussão.


02 – CAMINHANDO ENTRE OBSTÁCULOS

MATERIAL: garrafas, latas, cadeiras ou qualquer outro objeto que sirva de obstáculo, e lenços que sirvam como vendas para os olhos.
DESENVOLVIMENTO: Os obstáculos devem ser distribuídos pela sala. As pessoas devem caminhar lentamente entre os obstáculos sem a venda, com a finalidade de gravar o local em que eles se encontram.

As pessoas deverão colocar as vendas nos olhos de forma que não consigam ver e permanecer paradas até que lhes seja dado um sinal para iniciar a caminhada. O professor com auxilio de uma ou duas pessoas, imediatamente e sem barulho, tirarão todos os obstáculos da sala.

O professor insistirá em que o grupo tenha bastante cuidado, em seguida pedirá para que caminhem mais rápido. Após um tempo o professor pedirá para que todos tirem as vendas, observando que não existem mais obstáculos.

Compartilhar: Discutir sobre as dificuldades e obstáculos que encontramos no mundo, ressaltando porém que não devemos temer, pois quem está com Cristo tem auxílio para vencer.

I Co. 10:12-13


03 – A LIÇÃO DA PLANTA

MATERIAL:
- Uma plantinha meio murcha enterrada num vaso ou um galho enterrado e copo com água;
- Contar aos participantes esta história, enquanto molha a planta com água.

“Em uma localidade um casal estava prestes a separar-se. Já dormiam em camas separadas. Resolveram dar-se mais uma chance, procurando a ajuda de um sábio do lugar onde viviam.

Este lhes deu uma pequena plantinha e lhes disse que a plantassem no jardim de sua casa. Caso a plantinha não morresse, vivesse o casamento estaria salvo.

O problema é que na região havia uma grande seca.

Com medo que a plantinha não vingasse, a esposa levantou-se de madrugada com uma caneca de água para molhá-la, afinal ela queria salvar seu casamento. Saiu em silêncio para que seu marido não a visse molhar a planta. Para sua surpresa, lá chegando, o esposo já estava molhando a plantinha em plena madrugada. Os dois se abraçaram diante da planta e se reconciliaram.”

Lição: “Quando marido e mulher querem, o casamento vai bem, e quando um não quer, dois não brigam.”


04 – VAMOS DESCOBRIR O FILME

MATERIAL: Relação de filmes conhecidos;

1º Passo: Chama-se um participante de cada coletivo para fazer-se a mímica, entregando um nome de filme para cada. Em ordem cada qual deverá fazer a mímica para os outros participantes adivinharem
2º Passo: O orientador deve cuidar para que os grupos não entrem em conflito nem criem rivalidade.
3º Passo: Fazer os grupos entenderem que o mais importante é a participação de cada pessoa dentro do grupo.


05 – MEDO DE DESAFIOS

MATERIAL: caixa, chocolate e aparelho de som (rádio ou CD).
DESENVOLVIMENTO: Encha a caixa com jornal para que não se perceba o que tem dentro. Coloque no fundo o chocolate e um bilhete: COMA O CHOCOLATE!

O coordenador segura a caixa e explica o seguinte pra turma: _Estão vendo esta caixa? Dentro dela existe uma ordem a ser cumprida, vamos brincar de batata quente com ela, e aquele que ficar com a caixa terá que cumprir a tarefa sem reclamar. Independente do que seja... ninguém vai poder ajudar, o desafio deve ser cumprido apenas por quem ficar com a caixa

Objetivos: O objetivo desta brincadeira é mostrar como somos covardes diante de situações que possam representar perigo ou vergonha. Devemos aprender que em Deus podemos superar todos os desafios que são colocados a nossa frente.