- A criação de espaços socioeducativos pautados pela liberdade de expressão;
- A co-responsabilidade e a participação;
- A valorização do saber e da vivência concreta dos jovens;
- A construção e produção coletiva de conhecimentos;
- A articulação entre os projetos pessoais e coletivos;
- A reflexão crítica permanente sobre todas e quaisquer formas de discriminação e preconceito.
OS JOVENS E SUAS FAMÍLIAS
- A família como um núcleo afetivo, cujos membros se vinculam por laços consangüíneos ou de aliança ou de afinidade, vínculos esses que se constroem a partir de reciprocidades em torno das necessidades de sobrevivência e de geração de renda.
- É na dinâmica, por vezes tensa, de relacionamento com a família que os jovens afirmam sua identidade e sua autonomia, bem como encontram acolhimento e referências de valores e costumes de pertencimento social.
OS JOVENS E A ESCOLA
- A escola deve ser compreendida como espaço institucional por onde passam sociabilidades importantes para o desenvolvimento dos jovens, além de espaço de aprendizagem que propicia o acesso aos conhecimentos historicamente acumulados e a construção de perspectivas emancipatórias.
- O diálogo com e entre os jovens sobre suas experiências na escola, nem sempre bem sucedidas e que geram desânimo, frustrações e críticas, merecem ser objetivadas para se tornarem temas do trabalho socioeducativo.
OS JOVENS E SUAS COMUNIDADES
- A comunidade é o entorno social e cultural em que os jovens transitam no seu cotidiano e tecem suas redes de relações sociais que conferem identidade, sentido de pertencimento e de inclusão social pelos costumes, tradições e linguagens próprias que referenciam a sociabilidade.
- É também o espaço em que constroem as relações com a família, escola, igreja, organizações de bairro e vivenciam a integração em grupos juvenis, práticas de lazer etc. Esse sentido de comunidade, quando associado à idéia de território, torna mais claro o lugar de origem dos jovens e suas condições de vida, no que se refere à infra-estrutura e aos serviços públicos ali existentes.
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